Objetivos
Objetivos
Designação do Projeto | Algarve Wines & Spirits
Código do Projeto | ALG-53-2015-15
O projeto Wines & Spirits, da responsabilidade da Comissão Vitivinícola do Algarve visa fomentar uma maior articulação entre a CVA e os agentes económicos da região, valorizar os recursos endógenos como a vinha e o medronho e a certificação das produções vínicas regionais, e incentivar a modernização do tecido produtivo regional, promovendo a competitividade e a inovação, junto das empresas.
O plano de ação da CVA engloba medidas de qualificação e promoção do setor vitivinícola.
- Qualificação das empresas do setor de produção de bebidas da região do Algarve:
- Satisfazer as necessidades dos agentes económicos a quem presta serviços;
- Melhorar a imagem de credibilidade, confiança e rigor técnico na prestação dos seus serviços;
- Valorização das empresas do setor de bebidas da região do Algarve:
- Reforçar o posicionamento da marca Vinhos do Algarve quer a nível nacional quer internacional;
- Estimular a publicação de notícias sobre a fileira vitivinícola da região;
- Aproximar os produtores regionais do mercado interno e dos principais mercados externos;
- Promover e contribuir para maior conhecimento dos “Vinhos do Algarve”, particularmente junto da hotelaria e restauração;
- Implementar a certificação da aguardente de medronho.
- Aumentar o número de associados da CVA:
- Contribuir para um melhor conhecimento e divulgação da região vitivinícola.
- Aumentar o número de certificações:
- Criar campanhas de sensibilização para a necessidade da acreditação.
- Alargar o portefólio de certificação, abrangendo as bebidas de medronho.
- Incrementar medidas que visem o aumento da notoriedade do vinho e 6. Implementar medidas para a certificação da aguardente de medronho do Algarve:
- Continuar a incentivar e apoiar a presença de vinhos do Algarve nos mais prestigiados concurso internacionais de vinhos;
- Colaborar com as diferentes entidades regionais e nacionais com vista à promoção da região vitivinícola - Mostra e Provas de “Vinhos do Algarve” associadas a ações de promoção do Turismo do Algarve a nível nacional e regional;
- Incentivar e organizar visitas de jornalistas ou importadores à região (missões inversas);
- Realização de workshops com a participação de representantes das várias regiões vitivinícolas nacionais, entidades oficiais, viticultores e enólogos;
- Atingir um público-alvo de turistas com um poder de compra médio-alto para além dos consumidores nacionais e locais;
- Divulgação do produto “vinho” para ser consumido no Algarve com a gastronomia algarvia;
- Promover a imagem dos vinhos do Algarve, as suas características; a atualidade e a modernidade do setor.
- Divulgação da aguardente de medronho enquanto produto certificado;