5 décadas de mudança

Desde 1980

1980

Demarcação da Região Vitivinícola do Algarve

Na área correspondente aos limites totais da própria região na atualidade.

1994

Início da Atividade da CVA

Então sob a designação de Comissão Vitivinícola Regional Algarvia.

1998

Início de um novo ciclo

Com a recuperação cerca de 400 hectares de vinha, na região.

2001

Certificação dos Vinhos com IG

A CVA assume as funções de controlo e certificação dos vinhos com Indicação Geográfica Algarve

2012

Acreditação da CVA

A CVA fica acreditada para a certificação dos produtos vitivinícolas com Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.

2020

Certificação Vinho Espumante IG Algarve

A CVA é acreditada para a certificação de Vinho Espumante IG Algarve.

2023

Algarve Wine Tourism

A CVA passa a ser a entidade gestora da Rota de Vinhos do Algarve

Comissão Vitivinícola do
Algarve - 5 décadas de mudança

Algarve

Um Mundo para Descobrir

A Região Vitivinícola do Algarve tem conhecido uma evolução sem precedentes nos últimos anos. Em pouco mais de uma década, surgiram novos produtores, novos mercados e reformulamos a Rota de Vinhos do Algarve! Acompanhe a viagem da CVA e da região do Algarve que certamente o irá surpreender pela diversidade e caráter único dos seus vinhos.

Agentes Económicos
Denominações de Origem

A história da Comissão Vitivinícola do Algarve começa muito antes da sua criação...

No ano de 1980, aquando da demarcação da Região Vitivinícola do Algarve, já dentro dos limites atuais, pela Portaria 207/80 de 26 de Abril, publicada no Diário da República, 1.ª Série, n.º 85, de 26 de Abril de 1980.

– Contudo, só em 1994 se dá início à atividade da Comissão –

Com a aprovação do seu regulamento de funcionamento, então sob a designação de Comissão Vitivinícola Regional Algarvia.

À data, o setor vitivinícola da Região encontrava-se fortemente desprotegido e economicamente fragilizado. Os principais agentes económicos, as adegas cooperativas, passavam enormes dificuldades financeiras. Esta situação teve o seu pico com o encerramento da Adega Cooperativa de Tavira (1992), da Adega Cooperativa de Portimão (1997) e com a fusão, anos mais tarde (2007), da Adega Cooperativa de Lagoa com a Adega de Lagos, dando origem à ÚNICA – Adega Cooperativa do Algarve.

– 1998 marca o início de um novo ciclo –

Para a Comissão Vitivinícola Regional Algarvia:  dá-se início à implementação de um plano ambicioso para a Região com o objetivo aumentar a competitividade vitivinícola e renovar a área de vinha existente.

Assim, entre 1998 e 2005 foram recuperados cerca de 400 hectares de vinha, por todo o território do Algarve, emergindo 10 novos agentes económicos.

– Em 2001 a Comissão assume as funções de controlo e certificação dos vinhos com IG –

 – Indicação Geográfica (Vinho Regional Algarve) e a reconhecer a utilização da indicação geográfica “Algarve” no vinho licoroso produzido na mesma área (Portaria nº 364/2001).

No ano de 2004 (Decreto-Lei nº 212/2004) é definido um novo modelo organizacional e novos estatutos, que moldam a atual estrutura de funcionamento do organismo.

– Em 2010 é dado mais um grande passo em direção ao futuro –

A Comissão passa a ter a designação de CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve.

Dois anos depois, em 2012 a CVA fica acreditada para a certificação dos produtos vitivinícolas com Denominação de Origem Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira e Indicação Geográfica Algarve. 

Em 2016, eram já 30 os agentes económicos representados pela CVA. Em 2020, é atribuída a extensão para acreditação de vinho espumante.

– Em 2023 a CVA fica como entidade gestora da Rota de Vinhos do Algarve –

Neste sentido foi desenvolvido um novo projeto denominado: Algarve Wine Tourism cujo objetivo é prover os vinhos e o enoturismo da região aliados à gastronomia, hotelaria e ao património cultural existente no território, ajudando a dar o destaque merecido aos vinhos, agentes económicos e à região em si.

Desde 1994 até hoje, a situação alterou-se imenso, avistando-se um futuro promissor para a região.

Atualmente a CVA representa mais de 50 agentes económicos, sendo a entidade gestora da Rota de Vinhos do Algarve – Algarve Wine Tourism e estando acreditada para a certificação de vinhos IG, DOC “Lagoa”, “Portimão”, “Lagos” e “Tavira”, licorosos e espumantes.